O que é meditação? Mais do que sentar e ficar parado sem pensar em nada ou apenas observar os pensamentos de forma desapegada, por sinal, essas são tarefas muito difíceis. Digamos que há um problema na sua vida, simplesmente desligar e não pensar mais nele não é algo simples como dizem. Basta meditar é o que falam, mas a realidade é que pensar e refletir faz parte das capacidades humanas e pode ser utilizada mesmo na meditação. Se a intenção da meditação é sentir de alguma forma mais em paz consigo, acolher partes nossas faz parte dessa empreitada.
Esse outro ponto de vista que é não ignorar a nossa capacidade de pensar como forma de meditar, porém não um pensar comum, sim com tempo e pausa. Esse pensar que me refiro é sobre refletir em questões importantes que penetram na consciência e podem ser observador, pensados, sentidos e transformados. Conteúdos esses que não dão muita escolha para quem os carrega, aparecem e exigem atenção. Quando esses tipos de pensamentos chegam, não adianta parar e não pensar neles, como nuvens que passam ao céu, apenas deixando-a passar em uma habilidade quase não humana de retirar-se quando quiser e quanto tempo desejar, na realidade não funciona bem assim.
Mesmo que a abordagem seja pensar devagar sobre o tema, dar tempo para que as coisas sedimentem e acomodam-se sem pressa, há nessa abordagem respeito e acolhimento para o que chega, para o pensamento que surge. Mais do que ficar parado sem fazer, há muito o que acontece dentro de quem medita, não apenas com a mente, mas com o corpo como um todo. Afinal a mente também é corpo.