Como saberei se estou meditando? A resposta do professor foi: quando você meditar, você saberá. Essa reposta do professor não ajuda muito o praticante. Uma reposta que não diz muita coisa. Se a meditação não chegar em um lugar especial definitivo, o qual trará uma reposta absoluta, o que seria meditação?
Esse lugar especial, absoluto, total, parece com uma promessa, a quiçá impossível. A meditação ao meu ver pode ser um momento que todas as pessoas conseguem, é o momento de reflexão, de quietude, de agitação, de percepção, de sentimento, de confusão e assim por diante.
A meditação pode ser vista como percepção do que existe, a partir daí outras coisas podem surgir, como uma descoberta , um insight, raiva onde era necessário raiva. Talvez a meditação seja viver de forma sincera, diferente de não se permitir sentir ódio, raiva, alegria, amor, etc.. Mais liberdade para os sentimentos e pensamentos é algo que pode ser aprendido e percebido através da meditação. Um momento para possibilitar liberdade e lugar para o que não é reconhecido.