Meditação e dor

Texto publicado em:

Ajude a reverberar, compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Meditação Yantrayogabrasilia

Meditação e dor. Observar é sinônimo de meditação, ela pode modificar a relação que temos com a dor, há um exercício de meditação que consiste em concentrar a atenção na dor. Um jovem monge comentou com seu instrutor de seu medo ao olhar para a montanha, aquela imensa forma acordava um terror nesse monge, e foi instruído a mesmo assim meditar e meditar. Com o tempo a montanha tornou-se bem vinda, hoje sua meditação é dedicada a montanha que se transformou em outra coisa.

O mesmo pode acontecer com a dor, experimentemos. Em uma posição qualquer é possível dedicar a atenção ao desconforto, e presenciar essa mudança de algo desconfortável. Outra meditação que consiste em ficar imóvel não importa quão grande for o desconforto. Essas duas meditações mexem com nossa relação de prazer e dor, parece algo muito improvável conseguir mudar essa relação. Esses dois andam juntos, é notável como algo de muito prazer pode ser também algo de muita dor, essas duas faces de uma mesma moeda são tão dinâmicos que nos fazem questionar se a busca de um e o evitamento do outro são as únicas maneiras de atuar no mundo.

Acontece que tanto a busca por viver em prazer quando a evitação da dor são becos sem saída, pois a moeda vira de lado com muita facilidade e o que era bem-vindo já não é mais. Observar é a sugestão da meditação, não é sobre prazer ou dor, observar apenas coloca o praticante em outra posição, sem a preocupação de viver em prazer e ao mesmo tempo a dor já não é o pior dos inimigos. É como ficar no meio do caminho, parar e ficar nesse lugar entre as coisas. Assim essa meditação que tem como via a dor, não acaba aí e também não vai em direção ao prazer. Se for em direção ao prazer apenas significa afastar da dor, escolher alguma coisa em detrimento da outra, ao fazer uma escolha como essas há também medo de voltar para o lugar anterior. A liberdade que a meditação quer oferecer é pode sentir dor, medo, dessa maneira o prazer não vira mais uma obrigação, não haveria mais o culto ao prazer, o culto a fazer tudo certo para garantir o prazer, pode-se experimentar os dois pontos e nenhum deles vira o caminho correto, pode até mesmo parar no meio do caminho, nem lá nem cá.

Aulas de meditação e yoga saiba mais. Aulas presenciais e online.

Stúdio Yantra Yoga Brasília

CLSW 301, loja 107
Brasília, Distrito Federal
70673-602

61 99303-2522